domingo, 2 de fevereiro de 2014

A Tradição das Festas Árabes Nawaar com a Participação de Grandes Nomes da Dança do Ventre do Brasil







    



2ª Festa Árabe com Tony Mouzayek e Banda (2009)

 

3ª Festa Árabe com Amara Saadeh (2010)

    
    Amara Saadeh, bailarina profissional de dança do ventre e coordenadora da Rede de Escolas Luxor,   também descreveu o que sentiu ao participar da 3ªFesta Árabe Nawaar:

"A impressão que tive foi a melhor possível!! Fiquei admirada com as bailarinas!! O nível era ótimo e a dedicação de cada uma foi algo inesquecível!! Já estou com saudades". Sobre o público e a apresentação na escola amara diz ter achado uma delícia e complementa " energia não faltou. Só tenho que agradecer a cada um que participou direta ou indiretamente desse evento".
 

 

 4ª Festa Árabe com Lulu Sabongi (2011)


5ª Festa Árabe com Kahina Bellydancer (2012)



6ª Festa Árabe Nawaar (2013)


Lunah Escolas Luxor

    Lunah, bailarina profissional e professora de dança do ventre relembra como surgiu o convite de Adriana Amazonas para vir à Manaus no ano passado: "Conheço a Adriana Amazonas há alguns anos e sei de seus esforços e do trabalho sério que desenvolve em prol da dança em Manaus. Nos encontramos em um evento em Porto Alegre e foi quando recebi o convite para ir a Manaus. Me senti muito honrada e feliz em saber que o meu trabalho poderia contribuir para o desenvolvimento de suas alunas".


Ao chegar em Manaus, o clima já me abraçou de um jeito único. Foi como se todo o povo manauara estivesse ali pra me receber no aeroporto...O calor é tão intenso quanto o carinho das pessoas!!! Sorrisos largos de gente simples, receptiva, que me recebeu de coração e braços abertos. Manaus é uma explosão de cultura e tradição. Tive a felicidade de conhecer lugares, pessoas, aromas, cores e sabores incríveis e únicos. Que emoção, emoção essa que carrego até hoje no coração, pois foi um privilégio pra mim conhecer esse cantinho tão especial do Brasil e pessoas que valorizam o trabalho dos artistas e não medem esforços para proporcionar qualidade, informação e um belíssimo show ao seu público.



     "Nas aulas, tive o prazer de compartilhar experiências e conhecimentos com alunas dedicadas, interessadas, unidas e comprometidas com a dança. A cada exercício, a cada movimento, a cada correção era muito especial a forma como todas se empenhavam e assim fomos construindo uma aula especial, gostosa, de muita troca e claro, energia!!!". Lunah ainda disse que o show foi muito rico, bonito e variado. "Tudo preparado e organizado com muito esforço e trabalho para receber alunas, professoras, grupos e artistas de Manaus e do Brasil, que levaram pro palco um pouco das suas almas. Dava pra sentir a plateia vibrando e se emocionando com o espetáculo", disse ela.

                                                         

      Lunah finaliza sua passagem por Manaus com a seguinte mensagem a Família Nawaar: "À Adriana Amazonas, Ana Paula e toda equipe da escola Nawar o meu muito obrigada por me mostrar as maravilhas de Manaus e a grandeza do espírito de equipe e o amor em forma de dança. Desejos de sucesso, amor, paz e sabedoria! Que a dança continue aproximando cada vez mais os corações e as almas desses artistas! Até a próxima, Manaus!!!"

 Letícia Soares

    Letícia Soares e Adriana Amazonas se conheceram no Rio em 2011 e passaram a trocar informações sobre o mundo da dança por redes sociais, "nos tornamos amiga "facebokas rsrs"", diz a bellydancer. Em 2012, Adriana viajou a Minas para conhecer  o Congresso Mineiro de Danças, evento organizado por Letícia Soares, assim como a sua escola e um pouco da culinária local. Assim, surgiu o convite para ir a Manaus ministrar um work participar do evento da Escola Nawaar. "Fui muito bem recebida, tanto pela Adriana, quanto pela Ana Paula, sócia dela. Já as alunas são meninas super alegres, divertidas e animadas. Simplesmente amei minha estadia e nossa troca de conhecimento. Espero ter pssado um pouco de minhas experiências profissionais para o grupo e desejo voltar mais vezes para interagir com essa galera super do bem". 
                                                                              


    Letícia diz que o show foi super fofo e que dividir o camarim com amigas dançantes é sempre bom e muito gostoso. "Adriana tem um trabalho muito focado e é uma profissional maravilhosa, séria, tranquila e um exemplo de guerreira no mercado da dança. Pra mim conhecer Manaús, a cultura, a culinária e lugares lindos como os que a turma de Dri me levou foi inesquecível, momentos que estarão pra sempre guardados em meu coração!!!!!". 
                                                     

        
LETICIA SOARES, é bailarina com o Selo de Honra em dança do ventre por Lulu from Brazil. Historiadora e formada em Ballet Moderno e Dança do Ventre. Estudou estilos como Tango e Jazz. Ministra workshops em todo o Brasil e exterior, levando seu estilo unico e sua performance inusitada para todos os palcos! Organizadora do Congresso Mineiro de Dança do Ventre, o maior evento de dança oriental em MG. Diretora e ministrante de curso para Formação Profissional de bailarinas e professoras de Dança do Ventre em MG. Campeã do ArabFest Santa Catarina em 2013, grupo moderno, solo juvenil, dupla folcórica, dupla clássica e dupla moderna. Campeã Rio Oriente 2010 e 2011 categorias grupo clássico, folclórico, infantil, amador, solo profissional e dupla. Campeã FCA Juíz de Fora 2009 e 2010.Campeã do Mercado Persa de 2003 em mais de 5 categorias. Atualmente estuda e desenvolve trabalhos com estilos Clássicos, Folclóricos e modernos na Dança do Ventre e é proprietária do Centro de Danças, a maior escola de dança em Minas Gerais, onde também coordena do maior projeto social de dança do ventre em Belo Horizonte.                                      


       Marcelo Justino

     Marcelo Justino comenta que ficou feliz pela oportunidade de estar em Manaus para o evento da Ecola de Dança do Ventre Nawaar e fala como foi conhecer as belezas da cidade. "Fiquei hospedado no centro, bem próximo ao Teatro Amazonas, que diga-se de passagem é maravilhoso, fiz uma visita acompanhada, é um dos teatros mais bonitos que já visitei. Vi pouco da cidade, faz muito calor, um calor abafado e úmido, achei a cidade baixa, ou seja, com poucos prédios, o que da um ar de cidade pequena apesar de seu tamanho. Visitei o porto , onde as pessoas se deslocam na sua maioria pela região e como nunca morei ou  estive por tanto tempo numa cidade com um rio tão grande, achei essa parte com um cheiro bem peculiar, diferente a um nariz mais acostumado com " poluição".

    O bailarino também diz gostou muito da culinária local, " experimentei uma comida típica, que agora não me recordo o nome, um caldo forte com uma planta e camarões, achei meio forte no sal, mas é muito saboroso". Marcelo se referia ao Tacacá, iguaria típica da Região Norte, consumida principalmente no Amazonas e Pará.



    Quanto a festa Marcelo lembra que a recepção de Adriana Amazonas, de Ana Paula Pedrosa e todos da escola foi maravilhosa, "o show em si foi pra mim bem inesperado pois o público recebeu super bem meu trabalho, o que me deixou muito feliz, por ter conseguido atingi-lo com algo de sua própria cultura,  dançando Tribal Brasil com uma música regional do Boi Garantido. "Fiquei encantado com o artesanato local e o que dizer do passeio no Rio Negro?! Sem muitas palavras, porque foi uma das sensações mais gostosas que já tive, estando numa paisagem tao incrivel e por muito tempo apenas imaginada por mim. Enfim foi uma viagem que poderia dizer simplesmente INCRÍVEL!!!! Meu muito obrigado a todos que fizeram parte desse grande evento. 




Marcelo Justino é ator e bailarino há 18 anos, atua em várias modalidades como jazz, contemporâneo, clássico, sapateado, dança do ventre e tribal fusion. Há 3 anos teve seu primeiro contato com tribal fusion e com a Cia Lunay (onde veio conhecer o Tribal Brasil), como já trabalhava com a Cia Brasilica liderada pelo bailarino Deca Madureira (companhia de danças brasileiras) começou a desenvolver seu próprio trabalho de fusão com as danças brasileiras. Estudou com os mais renomados profissionais da dança como: Claudia Palma , Sandro Borelli, Flavio Lima, Andrea Pivatto, Mario Nascimento, Patricia Verneck, Henrique Talmah, Método Isadora Duncan com Francesca Todesco. Na Dança do Ventre teve aulas com vários profissionais brasileiros e alguns de fora como Pablo Acosta, Paola Banton, Maria Sokolova, Maja Nile.

No Tribal Fusion: aula com vários profissionais brasileiros renomados no meio tribal e alguns de fora como Emine de Cosmo, Carolena Nericcio, Mega Gavin, Ariellah Aflalo, Sonia Ochoa, Kami Liddle, Lady Fred, Morgana, Anasma , Samantha Emanuel, Illan Riviere,Heather Stants, Tjarda Van Straten , Jil Parker, Sundari, Hilde Cannot, Sarah Chebaro.
  
  Nafs Jaciara Taksim

    Para Nafs Jaciara 2013 foi um ano muito produtivo, "uma das melhores coisas que fiz foi a viagem para Manaus, desde o momento que fui convidada por Adriana Amaonas até o dia da apresentação foi tudo uma grande descoberta, desse Estado maravilhoso. A primeira coisa impactante, foi voar por cima do encontro das águas (Rio Negro e Solimões), rsrsrsrs.. daí fui recebida por Adriana e Ana Paula, tudo muito bom, me senti acolhida e não só pelas representantes da escola Nawaar, mas por suas alunas também".
   A bellydancer comenta que teve a oportunidade de fazer aula (work de Letícia soares) junto com elas e foram muito receptivas, "tivermos um show onde vi muita coisa diferente, e tudo foi aprendizado dessa viagem linda, e como não comentar os dias de convivência com Lunah, Letícia, Marcelo, as comidas típicas de Manaus ficaram marcadas que maravilha!!! Ah e como não falar do passeio maravilhoso que fizemos gente foi tanta coisa, aldeia, seringal, ai ai ai ai índios amei. O saldo de tudo isso é que pode parecer  filosófico,  mas é verdade, como é bom dançar com amor, conhecer pessoas, ir tão longe, fazer algo que nos faz tão bem e nós aproxima de pessoas, tão maravilhosas". 
                                                                                 
    

     Nafs Jaciara finaliza seus comantários sobre a festa dizendo que não vejo a hora de retribuir o convite, "OBRIGADA Adriana, Ana Paula e todas as meninas Nawaar, que Deus ilumine cada uma de vocês". 

Sobre Nafs Jaciara Taksim: 


Pós - Graduada em Saúde e Bem Estar na rede Pitágoras (2013). Licenciada no curso de Educação Física na União Metropolitana de Educação e Cultura - UNIME (2011). Pesquisadora das modalidades Clássica e Moderna de Dança do Ventre, no Centro de Danças Letícia Soares em Belo Horizonte - MG (2011, 2012,2013). Premiada com o segundo lugar na categoria Dança Popular do Festival Multiarte  Firmino Rocha - FICC (2009). Instrutora no Studio Jamille Marques de Dança de Salão (2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011) e Dança do Ventre (2008, 2009, 2010, 2011). Professora de Dança na Prefeitura de Arataca - BA (2010, 2011). Professora de Dança na Prefeitura de Barro Preto - BA (2010, 2011 - 2013). Estagiaria no Centro de Referencias Especializado  de Assistência Social - CREAS Itabuna - BA  (2010, 2011). Proprietária do Núcleo de Atividade Física e Saúde Jaciara Taksim - NAFS (2012, 2013 ). 










Nenhum comentário:

Postar um comentário