
O primeiro evento da Cia. de Dança do Ventre Adriana Amazonas, realizado em 2013, surgiu a partir da iniciativa da professora e coreógrafa Adriana Amazonas (responsável pela Cia.) com o intuito de comemorar os sete anos de formação da companhia, que passou por diversas fases contando com a participação de variadas bailarinas ao longo desse período. Além disso, o evento também teve como objetivo a divulgação do trabalho desenvolvido pelas atuais bailarinas da Cia. em Manaus, mostrando ao público as suas características, qualidades e preferências dentro da dança do ventre com apresentações de solos criados por elas. O evento também contou com a participação da bailarina de dança do ventre internacional Maya Gaorry, convidada especial da festa (falaremos sobre Maya em outro post).
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.432823650123823.99064.317255465013976&type=3
Em entrevista ao Blog da Escola de Dança do Ventre Nawaar, Maya Gaorry, fala sobre as suas impressões do 1° Evento da Cia Nawaar, realizado em Manaus (2013). "São tantas as maravilhas que não sei nem por onde começar!! Primeiramente, quero agradecer muito ao convite de Adriana Amazonas por poder compartilhar um pouco sobre a nossa amada dança oriental em um lugar mágico do nosso amado Brasil! Adriana está de parabéns pelo sério e lindo trabalho que está desenvolvendo junto a escola e também Cia. Nawaar".
Maya também relembrou a disponibilidade das pessoas de Manaus e o carinho que foi recebida pelas bailarinas, que se tornaram queridas e que a surpreederam com lindas lembranças regionais e que estiveram todo o tempo ao seu lado mostrando as belezas naturais e a cultura magnifica de Manaus, assim como a aventura em passear pelo Rio Negro. "Pude conhecer o boto cor de rosa, floresta, lendas amazônicas, saborear um tambaqui assado, e ver araras soltas, peixe-boi, museu do seringal, aldeia de índios, mergulho no Rio Negro, boi Garantido, Teatro Amazonas e Orquestra, ahhhh tudo no meu coração e já com muita saudade e vontade de voltar... Obrigada a Deus e a todas essas pessoas lindas!!!" .
Quanto ao workshop, segundo Maya, foi uma experiência muito importante, pois teve a possibilidade de trabalhar aspectos da dança tradicional egípcia como a interpretação do balady e do pop, "a vontade de todos por aprender algo novo e original e também compreeder que a nossa dança é uma expressão individual da arte me deu muita satisfação".




Receber o convite para participar do 1° Evento da Cia. foi uma alegria, descreve a bellydancer, "durante o espetáculo, bailarinas/o com muita presença cênica arrasando, uma grande variedade de estilos, todos realmente de parabéns! E ainda momentos inesquecíveis para serem contados em detalhes". A bailarina sentiu-se feliz pelo interesse das alunas da Escola de Dança do Ventre Nawaar em conhecerem mais a respeito da dança tradicional egípcia, a qual tem muito pouca influência do ballet, como a dança oriental de hoje no Brasil. "Me diverti muito!! O público do Amazonas foi bem caloroso durante o show e todas as apresentações estavam maravilhosas, todos os envolvidos estão de parabéns pelo lindo espetáculo que foi realizado, com tanto carisma e técnica".
Maya Gaorry, bailarina e mestra internacional, é professora do Amani Oriental Dance Festival do Libano e do Lelah Masriya Festival do Cairo, unica convidada especial do show das Bellydance Superstars em Milao na Italia em 2004. Ja ministrou workshops em diversos paises da Europa, Asia, Africa, Medioriente e America do Norte e do Sul, inclusive em varios festivais junto a grandes nomes da dança medioriental. Viajou ao Libano, Egito e Turquia para estudo e contato direto com a cultura destes paises. Formada em psicologia, italo brasileira, hà anos, ministra cursos de formaçao para professoras certificado pela UISP (Unione Italiana Sport per Tutti). Também apresentou o trabalho cientifico Simbologia na Dança do Ventre – Continuidade e Transformação durante o Congresso de Psicologia Transpessoal de Lisboa (Alubrat 2012) e EUROTAS XV EUROPEAN TRANSPERSONAL CONFERENCE na Moldavia 2013 com o objetivo de divulgar a dança oriental não somente come arte e cultura, mas também como um instrumento de bem estar integrado (físico/psiquico/emocional e transpessoal) e de crescimento. Website: www.mayagaorry.com
Fonte: http://omelhordevalinhos.com.br/portal/?p=45158
Por Waleska Cordeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário